quarta-feira, 8 de junho de 2011

“O grande desafio da geração seguinte vai ser viver numa sociedade mais sustentável em termos da nossa relação com a Natureza, baixar o padrão de consumo e conseguir tudo isso sem que comecem todos à estalada."

Crónicas do Noéme: Quais as consequências para as populações de um rio poluído?
Prof. Ramiro Neves: Tem consequências para aqueles que a utilizam para beber, para regar ou para fins lúdicos. Umas vezes, o prejuízo é quantificável em dinheiro, outras simplesmente faz perder oportunidades. Um rio poluído inviabiliza, por exemplo, o ecoturismo. A saúde pública pode ser quantificada de muitas formas: custos em medicamentos, utilização de infra-estruturas hospitalares, absentismo ao trabalho…

Crónicas do Noéme: Um rio poluído com compostos químicos pode causar problemas de saúde às pessoas que comem por exemplo produtos regados com essa água?
Prof. Ramiro Neves: No limite sim, mas as pessoas não bebem água de rios poluídos nem tomam lá banho. O mais comum é serem contaminados os produtos da agricultura e por isso não terem a produtividade que deviam. Quando as plantas são regadas com água contaminada percebem-no e rejeitam-na e por isso deixam de crescer. As próprias plantas têm mecanismos de defesa e conseguem seleccionar os compostos que retiram do solo. O maior problema da rega com água contaminada é a destruição das plantações e a contaminação dos solos. Mas se por exemplo um caçador apanhar um pato que ande perto do rio contaminado pode causar problemas à saúde das pessoas.

Crónicas do Noéme: Há tratamentos alternativos às ETARs que se possam fazer para reduzir a poluição?
Prof. Ramiro Neves: Sim, existem técnicas de “bio-remediação” que podem ser aplicadas mas têm de ser estudadas caso a caso conforme o rio. Consistem em instalar um ecossistema que faça algo por nós à semelhança do que acontece nas ETARs com tratamento secundário e terciário. Geralmente um rio não está poluído da nascente até à foz, está somente nalguns troços. É nesses troços mais pequenos que se pode instalar um ecossistema de forma a criar um mecanismo que melhore a água. A água pode ser melhorada através da diluição de águas não poluídas ou porque houve bactérias ou plantas que consumiram os poluentes. O ideal será nunca descarregar um efluente contaminado no rio mas fazê-lo num lago onde se pudesse fazer esse tratamento natural. Convenceram-nos que uma ETAR era uma coisa que tinha de ser feita de pedra e cal. E quem ganhou com isso? Os construtores civis que as constroem e os produtores de equipamentos que são caríssimos. Do outro lado há os defensores das eco-tecnologias que podem fazer o tratamento de águas residuais sem paredes de betão e sem equipamentos, criando zonas onde os seres vivos podem resolver os problemas. Pode começar a fazer-se de forma mais ou menos directa em zonas com aglomerações de pequena dimensão onde não vale a pena investir em ETARs. Nesses casos podem fazer-se leitos de macrófitas. Põem-se plantas, entra o esgoto e sai água. As plantas retiraram o material contaminado e só precisamos de cuidar das plantas. Funciona sobretudo em pequenos caudais e tem menos custos, é melhor para o ambiente e tem menos burocracia. A Natureza tem capacidade regenerativa.

Crónicas do Noéme: Pode criar-se em Portugal um cluster de empresas que podem desenvolver esse tipo de tecnologias?
Prof. Ramiro Neves: Claro que sim. Existe em Portugal know-how técnico para desenvolver este tipo de soluções. Cada problema tem uma solução mais adequada, é necessário deter o conhecimento.

Crónicas do Noéme: Podemos deixar de ter rios poluídos?
Prof. Ramiro Neves: Esse é o objectivo da Lei da Água. Com o ecossistema natural ou modificado as pessoas poderão voltar a ver peixes nos seus rios. Um rio é um ecossistema que recupera relativamente depressa quando eliminamos uma fonte de poluição. A recuperação vê-se logo no tipo de espécies que aparecem nos rios e a água volta a ficar transparente.

Crónicas do Noéme: Parece uma contradição mas no tempo dos nossos avós não havia tecnologia, não havia saneamento e no entanto os rios estavam limpos e as pessoas usufruíam deles. Como explica isto?
Prof. Ramiro Neves: Sim mas tem uma explicação. A poluição consiste no aumento da concentração dos agentes nocivos no ambiente. No tempo dos nossos avós a concentração era menor porque a principal fonte de poluição, as pessoas, estavam dispersas em pequenas aldeias e toda a matéria orgânica era usada os campos. Na altura o estrume era um recurso, hoje é um problema. A dada altura as pessoas deslocaram-se para as cidades e começaram a consumir mais. Através da rede de saneamento todo o esgoto passou a estar concentrado num único ponto e a descarregar nos rios sem tratamento. O esforço de construção das redes de saneamento e estações de tratamento de resíduos demora duas gerações a ser concluído. No tempo dos nossos avós não havia poluição nos rios porque não havia canos de esgoto; no tempo dos nossos pais construíram-se as redes de saneamento e poluíram-se os rios; agora estamos a construir ETARs e a despoluir os rios. Já passámos pela fase pior.

Crónicas do Noéme: Vamos entregar um bom património à geração seguinte?
Prof. Ramiro Neves: Sim. Vamos entregar um património muito melhor que aquele que recebemos. A maior parte do problema já está resolvido porque conseguimos recursos financeiros para fazer isto. Só os países ricos é que tratam do ambiente. Os países com menos água potável são sempre os mais pobres.

Crónicas do Noéme: Em termos de ambiente, Portugal é um país pobre, rico ou remediado?
Prof. Ramiro Neves: Portugal está no clube dos ricos. Se todos os cidadãos do Mundo tivessem o padrão de consumo dos portugueses este seria insustentável, não haveria recursos suficientes para todos.

Crónicas do Noéme: Quais os desafios que deixamos à geração seguinte?
Prof. Ramiro Neves: Criámos uma sociedade insustentável e o clube dos ricos só vive porque há pobres que não consomem. Quando estes crescerem e quiserem consumir também o modelo de sociedade que existe pode implodir. O grande desafio da geração seguinte vai ser viver numa sociedade mais sustentável em termos da nossa relação com a Natureza, baixar o padrão de consumo e conseguir tudo isso sem que comecem todos à estalada uns nos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário